Atenção ao Idoso

Um dos princípios básicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é de organizar os serviços por território, de maneira que a atenção ao idoso se dê próximo ao seu local de moradia. Um dos modelos de organização desse serviço é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A Assistência Social preconiza que a família e seus membros – idosos, crianças e adolescentes – deve ser vista como um todo, com o seu conjunto de necessidades, potencialidades, como espaço privilegiado de relações sociais, de convívio familiar e de convívio comunitário.

No entendimento da Coordenação do Idoso da Sedes, fortalecer a família é fortalecer a proteção social de todos os indivíduos que a compõem.
O SUAS pressupõe que o serviço de atenção ao idoso seja de natureza básica ou especial. Os serviços de atenção básica ao idoso são aqueles que visam prevenir situações de risco e fortalecer o convívio comunitário e familiar do idoso. Um serviço de proteção básica do SUAS, que a Assistência Social financia, são os grupos e Centros de Convivência de Idosos.

O CRAS é o equipamento público da Assistência Social que organiza os serviços de Centros e Grupos de Convivência para a terceira idade. Os Centros de Convivência geralmente funcionam dentro do CRAS, acompanhados por entidades de Assistência Social.

CSUs

Entre as ações da Sedes voltadas ao público idoso está a manutenção dos Centros Sociais Urbanos (CSUs), que têm como objetivo congregar as comunidades através de ações socioeducativas e projetos de fortalecimento da cidadania e desenvolvimento social. Diariamente, os CSUs atendem a cerca de 37 mil pessoas, entre elas os idosos, com projetos na área de esporte, cultura, inclusão digital, capacitação e geração de renda, entre outros.

Movimentos sociais e serviços de proteção a cidadania do idoso:

• Núcleo Interinstitucional de Ação Pró-Idosos – NIAPI
Rua Odilon Dôrea, s/n, prédio do INSS, 5º andar, Brotas
Salvador - Tel.: (71) 3351-1997 / 3115-3285
• Fórum Permanente em Defesa das Questões do Idoso
Rua da Mangueira, 55, Casa do Aposentado
Salvador - Tel.: (71) 3321-3845
• Conselho Estadual do Idoso
Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, CAB, 4ª Av., Plataforma VI, 400
Salvador - Tel.: (71) 3115-8350
• Conselho Municipal do Idoso
• Delegacia do Idoso
• Defensoria Pública do Idoso
• Ministério Público


<< Voltar