CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), conhecidos como “casas da família”, são unidades públicas da política de assistência social, integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Estão localizados em bairros com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, oferecendo serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica e articulando ações no seu território de abrangência.

As famílias atendidas acessam uma série de serviços, através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Trata-se de um conjunto de ações de acolhida, informação e orientação sobre a assistência social, atividades executadas por um grupo multidisciplinar, denominado “equipe de referência do CRAS”.  
Entre as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), estão o monitoramento e a capacitação dos profissionais que trabalham nos CRAS. A manutenção dos serviços é co-financiada pelo Governo do Estado, que também viabiliza a implantação de novas unidades nos municípios.


<< Voltar